Como escolher a melhor cama para seu cachorro

Atualizado: 24 de Jul de 2019

A cama é um item importante para garantir o conforto do seu cachorro, já que ele passa muitas horas dormindo e descansando. Mesmo que ele goste e, você permita, que ele fique no sofá ou em sua cama, é importante para o cão que ele tenha seu próprio cantinho, onde se sinta seguro e possa relaxar.


Hoje, ainda bem, existe uma infinidade de modelos de colchonetes e camas para atender as necessidades de todos os pet. E, com as dicas abaixo vamos te ajudar a escolher a melhor caminha atendendo estas necessidades.


Primeiro, vamos entender por que o cão precisa de uma cama só dele. A cama do cão será seu refúgio e principal local e descanso. É nela que ele se sentirá seguro para relaxar e descansar, mesmo quando você não estiver por perto. Portanto, por mais, que você goste de ter a companhia do seu cão para dormir, é importante que ele tenha seu próprio espaço.


1. ANALISE AS NECESSIDADES DO PET

Seu cão tem alguma particularidade? Por exemplo, se for idoso, o ideal é que a cama não seja muito alta para que ele não tenha muito esforço para subir e descer. Caso ele tenha algum problema de pele ou doença em que seja necessário higienizar a cama com muita frequência, tenha isso em mente na hora de escolher o modelo e material.


Cães filhotes tendem a morder todos os objetos que encontram porque ainda não sabem diferenciar os brinquedos do que não podem morder. Por isso, escolher um material que mesmo que roído não prejudique a saúde do cão, também é importante. Neste primeiro momento, você também pode optar por algo mais barato e provisório, até que o cão tenha sido adestrado. Neste link você encontra dicas para fazer o cão parar de destruir objetos.

2. TAMANHO E PESO


O tamanho e raça dos cães também precisam ser avaliados, assim como seu peso. O ideal é que o fabricante da cama indique o porte do cão e peso que comporta.

Ainda em relação ao tamanho do cão, considere que às vezes ele irá deitar com o corpo reto e outras vezes irá preferir ficar enroladinho. O ideal é que a cama permita as duas posições. Dessa forma, ele sempre estará confortável.

3. DEFINA O LOCAL

O lugar ideal para deixar a cama é onde o cão passará a maior parte do tempo. Por isso, escolha bem o local para que seja confortável para o pet e para a família.


Se o pet for ficar em ambiente interno, pode ser na sala de estar onde, normalmente, o convívio com a família é maior. Pense também na estética da sua casa. A vantagem é que existem modelos bonitos e modernas que podem ser um excelente item de decoração no seu lar. Veja também se o local é arejado, nem muito quente, nem muito frio.


Para cães de porte médio e grande que ficam em ambientes externos, encontre um local longe do sol intenso e menos barulhento durante a noite. Para estes pets é bem importante que eles tenham um abrigo coberto, para os dias de chuva e frio mais intenso, portanto, dê preferências para camas fechadas, estilo casinha e com materiais duráveis e impermeáveis.

4. CLIMA E ESTAÇÃO DO ANO

Dependendo do clima, pode ser que seja necessário adaptar a cama do seu e pet em alguns períodos do ano. Afinal, assim como nós, eles também sentem frio e calor.

Existem produtos específicos no mercado para ajudar nestes períodos, como o tapete gelado para os dias de calor intenso. Mas, caso você não queira investir em diferentes produtos, tente achar itens que facilitem a adaptação para dias quentes e frios. Por exemplo, se a cama for de um tecido muito quente, como pelúcia, ficará desconfortável no calor. Também, é interessante procurar camas em que o colchão não fique encostado diretamente no piso. Isso ajuda nos dias frios, pois evita que o frio do piso passe para o colchão.

5. FACILIDADE DE HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA

Lembre-se que a cama precisará ser higienizada com frequência. Afinal, o cão precisa de um espaço limpo e ninguém quer a sua casa e a do seu pet com odores desagradáveis e cheios de pelos. Por isso, escolha materiais fáceis de limpar.

Uma boa opção é escolher camas que tenham colchões separados com a opção de troca de lençol ou fronha. Como o lençol e a fronha são de tecidos mais leves, facilitam a troca e a lavagem. E, foi pensando nesta praticidade, que a Legnobile Pet também criou uma linha exclusiva de lençóis. Eles são fabricados em tecido de algodão, por isso, além de darem conforto ao pet, são muito fáceis de lavar e secar. Veja aqui as opções de cores disponíveis.

6. MODELO DA CAMINHA

Agora que já analisamos as necessidades do cão e definimos o local em que ficará a caminha, vamos entender as vantagens e desvantagens de cada modelo.

CAMAS COM ENCHIMENTO, ALMOFADAS E COLCHONETES

Estes são os modelos mais tradicionais do mercado. A vantagem é que existe uma infinidade de modelos, tamanhos e cores e preços, atendendo a todos os gostos.

Se optar por estes modelos procure àqueles em que seja possível remover a capa para lavá-la. Caso contrário, é difícil higienizar a cama. Olhe com cuidado o tecido e o acabamento. Se não for de boa qualidade, pode desbotar e rasgar facilmente. Tecidos impermeabilizados são mais vantajosos pois, caso ocorram acidentes como xixi, evitam que passe a parte interna da cama, onde é mais difícil de lavar e secar. Também fique atento ao isolamento térmico da cama para não passar friagem nos dias mais gelados.

CASINHAS E CABANAS

Além das tradicionais casinhas que ficam nos ambientes externos, hoje existem diversos modelos de refúgios cobertos. Alguns bem modernos e diferentes, para quem gosta de ousadia. O legal de escolher uma casinha assim, é que você complementa a decoração da sua casa de uma forma diferente do convencional.

Um dos modelos que fez muito sucesso nos últimos anos, foram as cabanas, feitas de madeira e tecido. A vantagem da cabana é ser fácil de montar e transportar, mas a desvantagem é que alguns modelos não vêm com colchão. Portanto, se gostou deste modelo, talvez você ainda precise investir em uma almofada ou colchonete.

As casinhas são, sem dúvida, o modelo mais indicado para os cães que ficam nos ambientes externos. Assim, conseguem ter um refúgio seguro e sem sofrer os efeitos do clima. Só lembre que as casinhas para ambientes externos precisam ser feitas de materiais resistentes e impermeáveis.

REDES


As redes também são um modelo novo que surgiu. Apesar de ser mais comum para gatos, há modelos feito para cães. O bom deste modelo é que a rede fica afastada do chão, assim, além de ajudar a refrescar em um dia quente, não deixa passar o frio do piso nos dias de inverno.

O problema deste modelo pode ser o cão se adaptar à rede, já que ele está mais acostumado a deitar em locais retos. Se você tiver interesse neste modelo, leve seu pet para testar a caminha, antes de comprar uma.

CAMAS DE MDF

As caminhas de MDF também são outra boa opção para o conforto do seu pet. A maior vantagem é que as camas são de material durável e muito fácil de limpar. Outro ponto positivo para quem mora em lugar gelado é que a cama de MDF distancia o colchão do piso, sendo um ótimo isolante térmico. Só tenha cuidado ao escolher este modelo se seu cão ainda está na fase de roer objetos, pois as mordidas podem danificar o móvel.

Para não errar ao escolher este modelo, fique atento ao tipo do MDF e acabamento. O MDF cru, sem revestimento, pode danificar facilmente, principalmente, se ficar úmido. Se for MDF cru pintado, tenha certeza que o fabricante impermeabilizou a peça, isso a tornará mais durável. O acabamento ideal é o MDF revestido, igual ao utilizada nas camas da Legnobile Pet. Este revestimento protege a peça garantindo maior durabilidade. Assim, você terá por anos uma caminha de qualidade.

Outro ponto que a Legnobile Pet acredita ser um diferencial destas camas é sua estética e adaptação aos ambientes domésticos. As caminhas de MDF podem complementar a decoração de sua casa, além de serem muito confortáveis para seu pet.


EDREDOM E COBERTA

Edredom e coberta são acessórios, principalmente, para proteger o cão nos dias frios. Mas não devem servir de cama para seu pet, pois não proporcionam o conforto que ele precisa para descansar confortavelmente.

Para finalizar, outro ponto importante para pensar é no seu orçamento. Definir o quanto você pode e está disposto a pagar, também é um fator importante para sua escolha. Mas, além do preço, pense na qualidade e durabilidade do item. Às vezes o item mais barato não será tão durável e, a longo prazo, você acaba gastando mais dinheiro tendo que substituí-lo.


Agora que você leu todas as dicas já está preparado para escolher o refúgio ideal para o seu amiguinho. E, aí, qual será a sua escolha?

Foto: acervo Wix e Legnobile Pet

#camaparapet #camaparacachorro #ambientesdecorados #móveisparapet

INSTITUCIONAL
NOSSOS PRODUTOS
ONDE COMPRAR

©2020 Legnobile Pet. Todos os direitos reservados.

Curitiba/PR | CEP: 82.120-170