Diários de um filhote: o desafio do xixi e cocô no lugar certo

Atualizado: Mar 23

E então o filhote chega a sua casa, ele é lindo, ele é fofinho, ele faz um monte de gracinhas e ele faz xixi e cocô em todos os lugares... E agora? Como ensino meu bichinho a fazer as necessidades no local correto?


POR QUE MEU FILHOTE FAZ XIXI E COCÔ EM TODOS OS LUGARES?

Seu filhote ainda não tem a referência de onde é certo e errado fazer as necessidades. Ele sente a necessidade e simplesmente faz no lugar mais fácil, por isso, adestrá-lo corretamente é a maneira mais fácil e eficaz de passar por esta fase.

Além disso, cães filhotes, com menos de 6 meses, não possuem total controle para segurar o xixi até chegar ao local correto. Sendo assim, é importante ter em mente que você precisará de muita paciência. O processo de adestramento é longo e pode demorar de 1 a 3 semanas, por isso, tenha muito paciência.

Mas não desanime, siga as dicas abaixo, e tudo dará certo!

1. Reforço positivo

A primeira dica de adestramento é sempre fazer o reforço positivo. Então quando o cão fizer as necessidades no local correto, demonstre o quanto você está feliz com ele, fale o nome de cão, faça carinho, dê petisco. Assim, ele associará isso a algo positivo e será estimulado a procurar o local correto.

Mas se o cão fizer as necessidades no local errado, diga “NÃO!”, não grite e não faça escândalo apenas use um tom de voz mais enfático. Segure e leve o cão até o local correto. Caso ele faça, mesmo que um pouquinho, no local correto, o recompense.

Utiliza palavras de comando claras, como “xixi” para que ele comece a associar o comando com o local de urinar.

Jamais esfregue o focinho do filhote no xixi ou cocô. O cão não entenderá que fez as necessidades no local errado e isso pode traumatizá-lo de modo que ele não faça mais as necessidades na sua frente e comece a escondê-las.

2. Local do xixi e cocô

No começo o ideal é manter o filhote em um espaço restrito. Defina onde ficará a cama, o lugar de descanso e, no lugar oposto e mais longe possível, deixe o “banheiro”.

Os cães não gostam de fazer as necessidades perto de onde comem e dormem. Geralmente, os melhores locais são área de serviço e cozinha que, por terem pisos de azulejo e porcelanato, facilitam a limpeza.

3. Uso de tapetes, jornais, sanitário higiênico e enzimáticos

A opção mais comum e recomendada é forrar quase todo local com jornal ou tapete higiênico. O tapete higiênico é mais recomendado já que é próprio para cães e é mais eficaz na absolvição do xixi. Ficará uma área grande, mas a ideia é que ele se acostume com o local em que pode fazer as necessidades.

Após 1 semana, diminua a área pela metade e prossiga até que fique apenas um tapete higiênico. O ideal é sempre manter esta área com um pouco xixi para estimular o cão a sempre fazer no mesmo local.

Alguns cães não se adaptam com tapetes e jornais ou preferem brincar de destruí-los. Começam mordendo a ponta e de repente tem pedaço de jornal espalhado pela casa. Se isso acontecer, tente colar toda extremidade com fita adesiva no chão.

Se mesmo assim seu cão não resistir, existe a opção do “sanitário higiênico”. O sanitário pode ser uma boa opção, pois apesar de mais caro, é mais durável que o tapete higiênico, já que pode ser lavado e reutilizado. O único problema é que a área onde o cão tem para fazer xixi fica mais reduzida.

Outros produtos que existem no mercado são os inibidores e estimuladores de xixi. O estimulador tem em sua composição ureia, assim você o aplica onde deseja que o cão faça xixi e quando ele estiver farejando, saberá que este é o local adequado. Já os inibidores, como o nome esclarece, serve para borrifar onde o cão não deve fazer as necessidades.

4. Entenda as necessidades do seu cão

Os filhotinhos ainda não possuem uma rotina, por isso, é difícil saber exatamente em qual momento ele fará xixi e cocô, mas é normal os cães começarem a cheirar o chão antes de fazer as necessidades.

Quando observar esta ação, leve-o até o local correto, fique com ele lá e tenha paciência. Se ele estiver demorando muito, comece a brincar com ele no local. Nunca prenda o cão até que ele faça as necessidades, isso pode deixá-lo com medo de ir ao local correto. Outra dica é ficar de olho no tempo, um cão filhote de até 3 meses faz, em média, xixi a cada 3 horas.

Ao longo do tempo, você começa a entender a rotina do seu cão e fica mais fácil saber quando levá-lo ao banheiro, evitando “acidentes”.

Quando o cão estiver vacinado e com o vermífugo em dia, você pode passear com ele para que faça as necessidades na rua. Além de ser um ótimo exercício para o cão, o cheiro de outros cães o estimulará a fazer as necessidades.

5. Limpeza Evite limpar o xixi ou cocô na frente do seu animal, principalmente, se ele fizer no local errado. Isto poderá criar uma associação negativa e o cão entenderá que basta fazer xixi neste local para ter sua atenção.

Sempre limpe bem o local para remover todo o cheiro de urina para não estimulá-lo a fazer xixi no local incorreto.

Para ajudar na limpeza, também existem os produtos enzimáticos vendidos em Pet Shop, mas remover a urina com um pano limpo, passar um pano com água e depois outro com desinfetante ou álcool resolve bem o problema.

Saiba que acima de tudo, você precisa de muita PACIÊNCIA para ensinar seu cão. O tempo estimado para adestrá-lo é de 1 a 3 semanas. Além disso, não desanime com os erros, é normal e faz parte do aprendizado. Por último, é imprescindível que todos os ensinamentos estejam alinhados com as outras pessoas que convivem com o cão, afinal as atitudes precisam ser consistentes. Reações diferentes só irão confundi-lo e dificultar o adestramento.

INSTITUCIONAL
NOSSOS PRODUTOS
ONDE COMPRAR

©2020 Legnobile Pet. Todos os direitos reservados.

Curitiba/PR | CEP: 82.120-170