Por que os cães lambem o rosto? Um estudo feito por pesquisadores brasileiros, parece ter desvendo e

Atualizado: Mar 23


Um comportamento comum dos cães é eles lamberem sua própria boca, nariz e mandíbula. Sempre se especulou os motivos deste comportamento e, apesar de não haver consenso, acreditava-se que as principais causas eram conter o estresse, exibir excitação e comunicar o desejo de brincar com um determinado brinquedo ou comer um certo alimento.

Mas de acordo com um novo estudo sobre comportamento animal da Universidade de São Paulo, a lambida pode ser uma das melhores ferramentas para um cão ler e responder as feições humanas, em particular, as faces irritadas.

No estudo, pesquisadores expuseram 17 cães adultos ​​a áudios e vídeos que representavam emoções positivas e negativas. Por meio de duas telas, os cães visualizavam combinações de faces humanas, felizes e irritadas, e caras felizes e irritadas de cães. Todas as imagens eram acompanhadas de áudios gravados. Os cachorros assistiram as imagens e os pesquisadores documentaram todas as vezes que os cães lambiam a boca. Ao final, comparando as reações, descobriram que apenas as imagens de rostos humanos irritados serviam como gatilho para os cães lamberem a boca.

Figura dos estímulos visuais utilizados no estudo.

A pesquisa mostrou que "a lambida foi desencadeada apenas por sugestões visuais", disse Natalia Albuquerque, uma das autoras do estudo. "Também ficou evidente que os cachorros lamberam a boca com mais frequência ao olhar para humanos do que para outros cães. Ainda, as observações indicam que este comportamento está mais ligado à percepção dos animais sobre as emoções negativas". Os cães responderam aos rostos humanos de aparência irritada cerca de duas vezes mais lambendo a boca do que quando olhavam para rostos humanos felizes.

A impressionante inteligência emocional do melhor amigo do homem não é um fato novo, mas essas descobertas podem sugerir a existência de uma evolução comportamental ainda mais íntima entre cães e humanos, mais do que se pensava anteriormente. Os pesquisadores acreditam que o ato de lamber o rosto surgiu durante o processo de domesticação canina, especificamente, para melhorar a comunicação com os humanos.

"A comunicação facial desempenha um papel crucial na cognição social de várias espécies de animais. A capacidade de distinguir expressões faciais positivas e negativas pode ser fundamental para o sucesso”, escreveram os autores. "Isto é particularmente relevante para cães domésticos que vivem misturadas com humanos, uma espécie que depende amplamente de sinais visuais de comunicação".

O novo estudo complementa os resultados de outra pesquisa realizada em 2016 pela mesma equipe, o qual sugeriu que os cães podem combinar com precisão os padrões de fala gravados com expressões faciais correspondentes.

Agora quando você olhar para seu cãozinho e ele lamber o próprio rosto, melhor rever seu estado emocional. É provável que ele acha que você está irritado. Se isso, for verdade. Aproveite para brincar ou fazer um passeio com seu bichinho, são ótimas formas de descontrair e esquecer os problemas.

FONTE:

Artigo original publicado pela Live Science, Your Dog Might Be Licking Its Mouth Because It Thinks You’re a Jerk, por Brandon Specktor.

A pesquisa completa foi publicada no Journal Behavioral Processes, artigo Mouth-licking by dogs as a response to emotional stimuli; autores: Natalia Albuquerque, Kun Guo, Anna Wilkinson, Briseida Resende e Daniel S. Mills. Disponível em: www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0376635717303005?via=ihub#!

INSTITUCIONAL
NOSSOS PRODUTOS
ONDE COMPRAR

©2020 Legnobile Pet. Todos os direitos reservados.

Curitiba/PR | CEP: 82.120-170