Animais no ambiente de trabalho diminuem o estresse dos funcionários

Atualizado: Mar 23

São muitos os benefícios de ter e conviver com um animal doméstico. As empresas, sabendo disso, também estão curtindo a ideia de ter pets como funcionários. Apesar de ser uma prática recente no Brasil, os benefícios são muito atrativos, por isso a tendência é que mais empresas adotem esta prática.

Em outros países, esta é uma prática mais comum, inclusive publicamos o artigo Gatos e cães são contratados no setor hoteleiro para melhorar o ambiente de trabalho e entreter os hóspedes, falando de várias empresas do setor hoteleiro que aderiram a ideia e relatam ótimos benefícios para os funcionários.

EMPRESAS BRASILEIRAS PET FRIENDLY

As empresas mobLee e HostGator são duas empresas brasileiras que já são pet friendly. Nas duas, os colaboradores podem levar seus bichos de estimação ao trabalho, em qualquer dia da semana, e não precisa nem avisar o chefe.

Em entrevista para o blog Bom pra Cachorro eles contam um pouco da rotina com estes funcionários:

Logo depois que chega, no início do expediente, ele (o buldogue francês Lafayette, de 2 anos) costuma dar uma voltinha pelo escritório, reconhecendo os novos cheiros e cumprimentando alguns dos colegas —ele tem os seus preferidos. Enquanto vai caminhando, recebe diversos afagos e convites para subir no colo. Nas manhãs, no entanto, ele é reservado e, por vezes, um tanto blasé, ignorando os chamados e mantendo o foco na sua atividade favorita: dormir.


Depois, Lafayette vai atrás de um brinquedo ou de algum colega disposto a entretê-lo. O cachorro também tem seu horário de almoço, como os funcionários, e gosta de dar uma voltinha na rua pra espairecer e fazer suas necessidades.

Quando seu pai tem que dar uma saída no meio do expediente, presume que está sendo abandonado para todo o sempre e faz manhã, mas logo algum colega aparece pra consolá-lo.

Relata Douglas da Silva, presidente-executivo da empresa mobLee.

A mobLee possui 50 funcionários humanos e 12 colaboradores animais, destes 8 são cães.

Na HostGator são 230 funcionários e 3 animais, dentre eles o vira-lata Willy, 5 anos, que possui até crachá.

Ele se dá bem com todo mundo. Inclusive participa de entrevistas de trabalho. O Willy aprendeu a ser educado. Só faz pipi lá fora. Não late e é amigão de todos. O Willy foi o primeiro pet a ser liberado a “trabalhar” na HostGator. Depois dele, tivemos várias visitas.

Diz Andreia Girardini, tutora e gerente de Recursos Humanos da HostGator.


ROTINA DE TRABALHO COM OS PETS

Os colaboradores que convivem com os animais dizem que eles não atrapalham a rotina de trabalho e que sua presença deixa o ambiente mais harmônico e menos estressante.


Alguns cuidados necessários com os bichinhos, como levar para fazer xixi, dar comida e brincar, são encaixados na rotina dos funcionários empresa. Afinal, há momentos em que precisamos fazer pausas, seja para refletir sobre algo, ter novas ideias ou simplesmente relaxar. Estes momentos são ótimos para dar uma volta na quadra e levar o cão para fazer xixi, por exemplo.


VANTAGENS

As empresas pet friendly só relatam vantagens em ter a companhia dos bichinhos no seu ambiente de trabalho. As principais são:

  • Mais pausas: Com os animais, aumenta-se o número de pausas ao longo do dia. Estes momentos de parar o trabalho são ótimos para aumentar a produtividade e a criatividade.

  • Menos estresse: Os animais ajudam a relaxar e a reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial. Eles também aumentam os momentos de lazer e descontração no trabalho, proporcionando maior satisfação.

  • Mais colaboração: Um estudo realizado pela Universidade de Michigan Central mostrou que cães e gatos deixam funcionários mais confiantes e colaborativos quando estão presentes em reuniões de grupo ou apresentações.

  • Mais interação: Os bichinhos também funcionam como pretexto para a interação entre os funcionários. Eles acabam sendo assuntos comuns entre as pessoas, facilitando o convívio e criando empatia entre os funcionários.


CUIDADOS ESPECIAIS


Animado para transformar sua empresa em um local pet friendly? Não esqueça que alguns cuidados são necessários para garantir o conforto de todos os funcionários, humanos e animais.

Se sua empresa já possui funcionários, é importante consultá-los antes de aderir a esta prática. Temos que lembrar que nem todo mundo gosta da presença de animais e, portanto, devemos respeitar cada indivíduo.

A partir do momento que todos estão cientes de que na empresa os animais são bem-vindos, deve-se lembrar de informar isso aos novos funcionários, clientes e fornecedores que venham a frequentar o espaço. Assim, conviver em um ambiente pet friendly será uma escolha deles.

Talvez, seja importante para sua empresa adotar algumas regras de convivência. Por exemplo, a empresa terá animais que frequentarão diariamente o ambiente, aceitará que os funcionários levem os seus bichinhos, quem é responsável pela comida, passeios e limpeza?

Outra questão muito importante para pensar no caso da empresa ter um animal de estimação que viva lá, por exemplo um cão de guarda, é quem ficará responsável por ele nos dias em que não tenha expediente? O animal requer atenção e cuidados todos os dias. Desta forma, é preciso decidir quem irá brincar, passear e alimentar o pet nos fins de semana e feriados.

Deve-se pensar também em quais animais de estimação o ambiente comporta. Cães de grande porte ficarão desconfortáveis em locais fechados e com pouco espaço. Lugares que permitem gatos, talvez precisem de proteção nas janelas. Lembre-se também que os animais podem latir e se exaltar de vez em quando.


Agora que você conheça todas as vantagens e necessidades de adaptação para incluir um animal de estimação no dia a dia da sua empresa, será que ela está preparada para se tornar pet friendly?

Caso você tenha alguma experiência com locais de trabalho que aceitam animais, compartilhe com a gente!. Vamos adorar ouvir a sua história!

Fonte: Blog Bom pra cachorro, Cães ganham crachá e espaço em quadro de funcionários de empresas. Artigo de Livia Marra.

INSTITUCIONAL
NOSSOS PRODUTOS
ONDE COMPRAR

©2020 Legnobile Pet. Todos os direitos reservados.

Curitiba/PR | CEP: 82.120-170