Como lidar com o luto da perda do animal de estimação

Atualizado: Mar 23


A dor de perder alguém que amamos, humano ou pet, pode parecer insuportável. Mas lidar com o sofrimento é uma parte importante da nossa recuperação. Por isso, se está difícil lidar com a perda do seu amiguinho, saiba que o luto também é importante para que você possa se recuperar.

Neste blog, trouxemos alguns conselhos e dicas que vão ajudá-lo a lidar com este momento delicado.

Há três conselhos básicos que você precisa lembrar neste momento:

  • Recorde-se dos momentos bons que vocês tiveram juntos.

  • Não tenha medo de chorar.

  • Saiba que leva tempo para a dor passar.


As 5 etapas do sofrimento

Estes estágios nos ajudam a entender melhor o sofrimento, mas não são necessariamente uma regra. Dependendo da pessoa, podem se sobrepor uns com os outros, ocorrer em ordens diferentes ou, até mesmo você pode não experimentar todas as etapas. Afinal, não existe uma fórmula exata para o sofrimento.

  1. Negação: primeiro vem o choque inicial da perda e o sentimento de descrença. O entorpecimento emocional atua como uma forma de autodefesa da realidade.

  2. Raiva: encarar a realidade desencadeia o sentimento de raiva. Isto é resultado de uma combinação de suas emoções e age como uma maneira de esgotar o estresse. Neste estágio, muitas vezes, procura-se por culpados para justificar a morte

  3. Negociação: este é o estágio "e se". A pessoa aflita, fica pensando em como poderia ter prevenido a morte. Esta também é a fase da culpa.

  4. Depressão: Este é um estágio difícil de superar, mas é necessário ao processo de cura. A pessoa é invadida pela tristeza e há muitos momentos em que se sente com baixo astral. Isso é normal e, depois de um tempo, passa. No entanto, a depressão a longo prazo é um sinal para procurar ajuda de um profissional.

  5. Aceitação: Embora a tristeza e a dor possam permanecer para sempre, a fase de aceitação significa chegar a um acordo com a realidade da morte. Aceitar a perda não significa que você superou a perda do ente amando. A aceitação simplesmente significa que você entende que a vida continua.


O que esperar após a morte do meu amiguinho

Como seu animal de estimação era uma parte diária em sua vida, mesmo as tarefas mais simples podem ser dolorosas. É provável que você chegue em casa esperando que seu bichinho venha te saudar. Pequenas coisas como marcas de arranhões no chão, um canto do sofá que ele mordeu podem desencadear uma resposta emocional. Os itens que pertenciam a ele, cama, brinquedos, tigelas, coleiras, são lembretes óbvios. No entanto, livrar-se de todas as coisas que fazem você lembrar dele, não é necessariamente a melhor resposta. Se preferir, armazene os itens em algum local, assim, quando você estiver mais preparado, terá mais condições de decidir o que fazer com os pertences. Quem sabe após alguns meses, você já estará preparado para ter um novo amiguinho?

Também pode ser muito terapêutico, fazer algo especial para preservar a memória do seu amado companheiro. Alguns donos de animais de estimação ainda decidem ter um pequeno serviço memorial após a morte de um animal de estimação. O mais importante é fazer algo de coração que o ajude a lembrar de seu amiguinho e a passar pelo sofrimento.

Fale com as pessoas sobre seus sentimentos. Não tenha vergonha de expor o que você está sentindo com amigos e familiares e, principalmente, não menospreza a dor que você sente. Há estudos que equiparam a dor do luto de um animal de estimação a perda de parente ou amigo. Contudo, apesar disso, como nem todas as pessoas possuem animais de estimação, há quem não entenda o vínculo que se constrói com os bichinhos, por isso, às vezes não é fácil encontrar apoio emocional, se as pessoas ao redor não entendem o que você sente.


Quanto tempo dura o sofrimento?

Você sempre sentirá falta do seu companheiro, mas com o tempo, a dor e sofrimento são amenizados. Em primeiro lugar, haverá mais dias ruins do que bons. Então, os dias ruins e bons se equiparam e, em breve, você terá menos dias ruins e será mais fácil se concentrar nas memórias felizes com menos tristeza.

É importante ressaltar que animais de estimação futuros não substituirão seu companheiro perdido, mas podem ajudar a preencher o vazio. Apenas tenha certeza que está preparado para ter um novo amiguinho. Como donos de animais de estimação, sabemos que nossa expectativa de vida é maior. Por isso, devemos ser gratos enquanto os temos presentes em nossa vida, sabendo aproveitar os momentos em que estamos juntos.

INSTITUCIONAL
NOSSOS PRODUTOS
ONDE COMPRAR

©2020 Legnobile Pet. Todos os direitos reservados.

Curitiba/PR | CEP: 82.120-170