Vou viajar nas férias. Devo levar meu pet?

Atualizado: Mar 23


Está saindo de férias e ainda não decidiu se leva o seu amiguinho de quatro patas com você? Fizemos uma lista de coisas que você precisa saber antes te tomar esta decisão. Confira, abaixo!

Viagens podem ser muito estressantes para os pets, principalmente, porque interferem em sua rotina. O animal não entende que está saindo de férias, então para ele, ir a um lugar novo, ter contato com muitas pessoas diferentes, ficar longe da casa e do espaço que ele está familiarizado o deixa muito desconfortável e gera estresse no bichinho.

Por isso, se decidir tirar férias com o animal de estimação, o planejamento é ainda mais importante. E para auxiliá-lo nisso, listamos algumas coisas que você precisa saber antes de viajar.

Primeiramente, verifique se o lugar onde você vai se hospedar aceita animais. Atualmente, há vários sites de busca de hotéis e hospedagem que possibilitam restringir a busca apenas para lugares pet friendly.

Também é importante perguntar se existe alojamento próprio para o pet ou se ele poderá ficar no mesmo ambiente que você. Alguns lugares aceitam animais, mas isto não significa que ele poderá frequentar os mesmos locais que você durante a estadia. Por isso, informe-se! Contate o local para pedir informações e consulte a opinião de pessoas que já se hospedaram lá.

Verifique a saúde do bichinho e se todas as vacinas estão em dia. Faça um check-up no veterinário para garantir que a saúde dele está boa e peça dicas dos medicamentos, anti-pulgas e itens que você deve levar na viagem. Não esqueça de solicitar o “Atestado de Saúde” ou “Certificado Sanitário” ao veterinário, este documento é o comprovante de que seu bichinho está clinicamente saudável e sem evidências de parasitose.

Lembre-se de providenciar coleira que contenha etiqueta para identificação do animal e do dono, com telefone.

Na bagagem do pet você precisará incluir recipiente para água, saco para recolher excrementos e papel absorvente, caso ele faça xixi acidentalmente. Se a viagem for curta, é melhor que ele faça em jejum para evitar enjoo. Mas se for muito longa, leve a comida e os petiscos que ele já está acostumado a comer.

Caso você utilize uma companhia aérea para fazer a viagem, consulte-a para saber como você deverá transportar o pet e quais os requisitos. As regras não são as mesmas para todas as empresas.

Viagens internacionais costumam ser mais caras e complicadas, pois além de precisar de um passaporte canino, é necessário verificar toda a documentação e requisitos do país para a entrada e saída de animais domésticos. Há empresas que são especializadas neste tipo de transporte, por isso, é recomendável que você busque auxílio de especialistas para não correr o risco de não conseguir embarcar com o seu bichinho.

Ainda está em dúvida se deve levar o seu pet? Uma boa opção para facilitar a sua viagem é entrar em contato com agências especializadas em viagens com animais domésticos, como a Roteiro Animal e Turismo Quatro Patas. Além de sugerirem roteiros para você aproveitar com seu amiguinho, elas poderão te passar mais dicas e informações para você aproveitar melhor as férias.

Mas se após avaliar todas as possibilidades você decidir não levar o seu bichinho na viajem, não tem problema! Também há ótimas opções para ele ficar bem acomodado mesmo estando longe de você por um período.

Além dos hotéis para pet, tem pessoas que aceitam ficar com os animais em suas casas, enquanto você está ausente. Se ele já estiver acostumado a passar por períodos mais longos sozinho em casa, você pode contratar um pet sitter. Este profissional irá até a sua casa em horários pré-estabelecidos para alimentá-lo, dar remédio, brincar, passear com ele, o que precisar para garantir que ele fique bem mesmo na sua ausência.

Organizar uma viajem não é tarefa fácil, principalmente se um dos viajantes for um cão ou um gato. Mas isso não é algo impossível. Na verdade, tudo dependerá do objetivo da viagem. Antes de tudo, o dono do animal, precisa definir que tipo de viagem pretende fazer. Se o intuito for uma viagem tranquila, para um local mais próximo de sua residência, é possível encontrar roteiros e locais pet friendly que irão receber o seu amiguinho muito bem.

No entanto, se optar por fazer uma viagem para um destino mais longo ou que envolva passar por vários países, é melhor repensar a companhia do seu amiguinho de quatro patas. Mesmo que os dois sintam saudades, se você encontrar um serviço bom para atendê-lo em sua ausência, ele ficará bem e você poderá aproveitar suas férias!

_______________________________________________________________________________________

Foto: Savs, via Unsplash.

INSTITUCIONAL
NOSSOS PRODUTOS
ONDE COMPRAR

©2020 Legnobile Pet. Todos os direitos reservados.

Curitiba/PR | CEP: 82.120-170